Costa Rica, 12 Dias
Tortuguero, Arenal, Monteverde e Manuel Antonio 
Circuito com estadia em praia

Um inesquecível itinerario por um país assombroso.
Gostaria de desfrutar um espectáculo natural incomparável? Se é assim, convidamo-lo a descobrir um dos lugares mais fascinantes e cativantes do planeta: a belíssima Costa Rica. Um país mágico e repleto de contrastes nos quais poderá admirar as paisagens mais surpreendentes. Parques Nacionais, o Oceano Pacífico, vulcões, o bosque húmido de Monteverde.

PREÇO POR PESSOA: 1679 €

Itinerário Completo

Dia 1: PORTUGAL - SAN JOSÉ
À hora indicada, apresentação no aeroporto de origem, para partida em voo de linha regular, com destino a San José de Costa Rica. Trâmites de check-in e embarque. Chegada ao aeroporto internacional Juan Santamaría em San José. Trâmites de chegada e aduaneiros. À saída do terminal, assistência por parte dos nossos receptivos, que lhe facultarão toda a informação e conselhos para o programa. Transfer para o hotel, chegada, distribuição dos quartos e resto da tarde livre à sua disposição. Alojamento.

Dia 2: SAN JOSÉ - PARQUE NACIONAL TORTUGUERO
Pela manhã partida do hotel em direcção a este do país. O itinerário começa a mostrar algumas das belas paisagens costa-riquenhas. Transcorre atravessando o Parque Nacional Braulio Carrillo, um território de montanhas selvagens cobertas de bosques húmidos repletos de exuberante vegetação que se desliza até à estrada. Descendendo em direcção à costa, a paisagem vai-se alterando, com espaços de vegetação mais aberta, com planícies, quintas agrícolas e dedicadas à pecuária, até chegar a Guapiles, onde se servirá um típico pequeno-almoço. A partir de aqui, o percurso prossegue em direcção ao nordeste, contornando o rio Parismina, para adentrar-se, através dum caminho sem asfaltar, numa extensa planície com quintas pecuárias e plantações de bananas, até chegar ao porto e embarcar em lancha e começar a navegação através deste sistema de canais naturais, de mágica beleza. No decurso deste circuito, poderá começar a contemplar a peculiar e bela natureza do lugar. Chegada ao hotel, situado à beira borde do canal e com construcções rodeadas de jardins, integrados na natureza da zona. Distribuição dos quartos e almoço no hotel. À tarde, está incluída uma visita à pequena localidade de Tortuguero, na qual os nativas, com certos rasgos maias, viviam da caça e da pesca. Hoje continua a ser uma pequena localidade que vive da pesca e do turismo, com a elaboração e venda de artesanato típico. Jantar e alojamento.

Dia 3: PARQUE NACIONAL TORTUGUERO
Estada em regime de pensão completa no hotel. Durante este dia estão incluídas diversas actividades, com passeios pelos caminhos da zona e navegação pelos canais para contemplar e desfrutar a vida selvagem que este Parque alberga e cuida. Este é o mais emblemático do país, sendo a área mais importante para a desova das grandes tartarugas marinhas. Constituído por uma ampla planície inundada, atravessada por um sistema natural de lagoas e canais navegáveis, interrompida por alguns outeiros de pouca altura, e na qual os bosques se caracterizam pela sua densidade e pela grande variedade vegetal, com presença de coqueiros no litoral e bosques húmidos e pantanosos no interior, com árvores que chegam a atingir uma grande altura. Esta exuberante vegetação é o habitat perfeito para uma rica e variada fauna, onde são particularmente abundantes os macacos (congo, carablanca e colorado), facilmente visíveis, tais como outras espécies como o tucano, a lapa verde e as garças. Não resulta difícil a observação de crocodilos, tartarugas terrestres e de água doce, assim como de coloridas rãs, iguanas e basiliscos. Outros moradores destes bosques, mais difíceis de observar, são alguns dos mamíferos em vias de extinção, como o manatim, o tapir, o urso formigueiro ou o jaguar. Finalizado este percurso matinal, regresso ao hotel para descanso e almoço. Tarde livre para desfrutar as instalações do hotel ou efectuar algumas das actividades e passeios que opcionalmente se oferecem. As extensas e rectilíneas praias deste lugar são o lugar ideal para a desova das grandes tartarugas marinhas tais como a Baula, a Carey e a Verde, espécies de grande tamanho que se vão à praia para desovar, protegidas pela escuridão da noite. As tartarugas Carey desovam nesta área de julho a outubro, as Baula de fevereiro a julho, com maior frequência durante abril e maio, e as Verde de julho a outubro. Nos distintos estabelecimentos hoteleiros organizam-se partidas especiais à praia durante estes meses, sempre em pequenos grupos e acompanhados de guias especialistas. Esta excursão não está incluída nos preços. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 4: PARQUE NACIONAL TORTUGUERO - VULCÃO ARENAL
Pequeno-almoço no hotel e partida em direcção ao porto, navegando pelos canais. Desembarque e continuação com destino a Guapiles. Almoço incluído. Prosseguimos em direcção à cidade de La Fortuna, no interior do país, situada nas ladeiras da cordilheira de Tilarán e no sopé do vulcão Arenal. Chegada a meio da tarde ao hotel. Resto da tarde livre, para começar a desfrutar dos distintos atractivos que oferece esta zona, entre os quais é necessário destacar os seus poços e rios de águas termais, que surgem à volta do vulcão. Este Parque Nacional estende-se entre a cordilheira de Tilarán e as planícies de San Carlos, sendo o seu majestoso vulcão o elemento mais característico e uma das principais atracções naturais do país. Com um impressionante cone, quase perfeito, de 1.633 metros de altura, domina os seus arredores e reflecte a sua imagem nas águas do lago, numa paisagem única e característica deste lugar. O Parque apresenta aqui o autêntico valor e complemento, com uma rica e variada vegetação e fauna, integrando distintos tipos de bosques e selvas tropicais a este belo cenário particular.

Dia 5: VULCÃO ARENAL
Pequeno-almoço no hotel. Dia livre à disposição para efectuar algumas das múltiplas actividades que se oferecem nesta zona. A área de conservação conta com bosques muito húmidos, salpicados pelas chuvas e drenadas por infinidade de cursos de água permanentes, entre os quais se encontra o rio Cano Negro que desemboca na própria lagoa Arenal, assim como diferentes saltos de água, como a catarata da Fortuna, próxima à povoação, com uma queda de água de 38 metros, formando poças aptas para o banho e de fácil acesso. Os bosques das zonas de alta montanha são refúgio para grande variedade de aves entre as que destaca o quetzal, ao mesmo tempo que protegem várias espécies em perigo de extinção. O vulcão iniciou a sua actividade em 1968 e a região abraça uma série de paisagens de grande beleza e contrastes, com extensas zonas pecuárias e campos de cultivo. Os rios subterrâneos, dão origem a diversas fontes e poços termais, sendo este outro dos atractivos da zona. São vários os centros balneários habilitados para la talassoterapia e massagens, num remanso de paz com o imponente vulcão como pano de fundo. Aqui está localizada a localidade de La Fortuna, uma cidade inicialmente agrícola e que hoje, se desenvolveu contando hoje com uma variedade de pequenos comércios e restaurantes, onde se pode saborear a excelente carne de bovino desta região, bem como pizzarias e restaurantes de cozinha típica e internacional.

Dia 6: VULCÃO ARENAL - MONTEVERDE
Pequeno-almoço no hotel. Partida por estrada em direcção a Monteverde. O itinerário discorre contornando o lago Arenal, para começar a ascender por um escarpado caminho que se desliza entre colinas, outeiros e vales da cordilheira de Tilarán dando acesso a pequenos núcleos de povoados agrícolas nas zonas baixas. À medida que vai subindo, percorrendo um caminho rústico, sem pavimentar, envolvido frequentemente em neblinas e chuviscos, vai aparecendo a vegetação. Depois da localidade de Monteverde se penetra no bosque enevoado desta Reserva Biológica. Chegada ao hotel, rodeado de jardins nos que quais revolteiam os peculiares colibris. Distribuição dos quartos. Tarde livre para começar a percorrer esta área. Alojamento

Dia 7: MONTEVERDE
Pequeno-almoço no hotel e dia livre. Durante este dia poderá realizar algumas das inumeráveis actividades que aqui se oferecem. Esta área é um lugar encantador para os amantes do trekking e para aqueles que desejam mais emoção, com a prática de desportos de aventura. Distintas áreas foram habilitadas com pontes suspensas sobre os distintos riachos para caminhar tranquilamente entre la espessa vegetação. Aqui também poderá encontrar instalações para la prática de slide, com apaixonantes percursos que lhe farão voar entre as altas copas das árvores. Plácidos passeios pelo seu espectacular bosque para contemplar a sua densa vegetação coberta de uma extensa variedade de musgos, líquens, plantas epifitas e orquídeas que crescem sobre a vegetação que se constituem ao mesmo tempo o habitat de diversas espécies de aves, incluindo os pequenos colibris. A característica principal destes bosques das zonas altas é a sua permanente nebulosidade que os envolve a maior parte do ano. A localidade de Monteverde surgiu no início dos anos 50 impulsado pela comunidade Quaker, grupo que veio para a Costa Rica pela sua vocação pacifista de desarmamento. Estabeleceram-se na região e dedicam-se desde então à agricultura e pecuária, sendo um importante centro produtor de leite e de queijos de qualidade. Ainda hoje, se desejar, pode visitar alguma das suas quintas, para contemplar e conhecer as tradicionais artes e labores de há 50 años e adquirir alguns dos famosos queijos ou cafés que aqui se produzem.

Dia 8: MONTEVERDE - PRAIA DO PACIFICO: MANUEL ANTONIO
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, à hora combinada, partida para descida até à estrada Intercontinental e prosseguir o itinerário em direcção à costa do Oceano Pacífico. Seguindo as suas preferencias, o itinerario poderá continuar em direcção sudoeste, para chegar a Puntarenas e continuar a contornar a costa em direcção ao sul, chegando a Quepos e a Manuel Antonio, um lugar que floresceu como uma pequena aldeia pesqueira, com um belo Parque Nacional ao lado, e que à medida que o Parque Nacional foi sendo mais conhecido, iniciou a sua actividade e desenvolvimento, crescendo ao longo da estrada que conduz à praia e ao parque, sobre as ladeiras da costa, com belas vistas panorâmicas e um impressionante pôr-do-sol sobre o mar. Um lugar com a agradável combinação da sua espectacular natureza junto ao mar e com múltiplas actividades e desportos náuticos. Uma área actualmente bem desenvolvida com numerosas lojas e mercados de artesanato, galerias de arte , assim como uma ampla variedade de restaurantes onde poderá saborear uma variada gastronomia, com pratos tradicionais e internacionais, carne, peixe e marisco. Conta também com uma variada oferta de bares, esplanadas e uma agradável vida nocturna.

Dia 9: PRAIA DO PACIFICO: MANUEL ANTONIO
Dia livre para continuar a desfrutar a costa do Pacífico e este belo entorno, de descanso na praia ou para realizar alguma das múltiplas actividades ou passear por estas belas paisagens, com lugares virgens por descobrir, praias de cálidas águas oceânicas e uma imensa diversidade ecológica nos seus bosques tropicais. Em Manuel Antonio, é obrigatória uma visita ao parque (fechado às segundas-feiras) que, apesar de ser um dos mais pequenos do país, é um dos mais visitados, graças ao seu fácil acesso e à proximidade ao centro da localidade. Foi criado como uma área recreativa e, neste sentido, conta com trilhos para percorrer o seu bosque e chegar às distintas praias, enseadas, falésias e miradouros. Conta também com duas cómodas áreas, adaptadas para o descanso. Este é um dos parques mais vistosos, composto por um belo litoral, com diversas praias de areia branca, ilhotes e pontas quebradas, envolvidas por uma espessa vegetação tropical, englobando uma grande variedade de ecossistemas. O bosque, com árvores de grande altura, mangais e lagoas, é o refúgio de uma variada fauna, onde se encontram diversas espécies de mamíferos e de aves, que podem ser observadas com relativa facilidade. Ocasionalmente, estas praias são também utilizadas como ponto de desova para as tartarugas Lora e Verde.

Dia 10: PRAIA DO PACIFICO: MANUEL ANTONIO
Dia livre para continuar a sua visita a esta rica área, desfrutando o mar e a costa, assim como as distintas actividades e excursões que se podem realizar por esta área. Actividades e desportos, tanto excursões terrestres como desportos náuticos, inclusive desportos de aventura nas imediações, incluindo mergulho ou agradáveis passeios pela costa. Estada em hotel seleccionado.

Dia 11: PRAIA DO PACÍFICO - SAN JOSÉ - PORTUGAL
Pequeno-almoço no hotel. À hora combinada, partida em direcção a San José, para chegar o aeroporto internacional Juan Santamaria. Trâmites de check-in e embarque para a partida do voo de regresso. Jantar e noite a bordo.

Dia 12: PORTUGAL
Chegada ao aeroporto de origem. Fim da viagem e dos nossos serviços.

Lista de Serviços

Serviços incluídos na viagem

Voo de ida e volta.
1 noite em San José, 2 noites em Tortuguero, 2 noites em Vulcão Arenal, 2 noites en Monteverde e 3 noites em Manuel Antonio (à sua escolha).
Assistência à chegada com guia em português e transfer de entrada e saída, do aeroporto ao hotel em San José e do Manuel Antonio ou Guanacaste ao aeroporto.
Transfers entre os distintos hotéis seleccionados, em mini-bus ou autocarro, com ar condicionado e motorista de língua espanhola e inglesa.
Alojamento nos hotéis indicados (ou similares), segundo a categoria e tipo de quarto seleccionado.
Estada em regime de alojamento e pequeno-almoço em San José, Volcán Arenal, Monteverde ou Manuel Antonio.
Estada em regime de pensão completa em Tortuguero, incluindo as refeições desde o pequeno-almoço do 2º dia ao almoço do 4º dia.
Excursões e visitas em Tortuguero, com guia em espanhol e inglês, indicadas como incluídas no itinerário.
Guias locais em espanhol e inglês em Tortuguero.
Assistência continuada por parte do nosso agente no destino.
Serviço de atenção 24 horas, por parte do nosso próprio centro de assistência.
Seguro básico de viagem.


Serviços NÃO incluídos
Entrada no Parque Nacional de Tortuguero (17 USD), que se pagará directamente no destino no dia da visita.
Excursão nocturna para a observação de tartarugas na época de desova (30 USD aprox.).
Taxas de saída (29 USD), se não estão incluídas no bilhete de avião.
Qualquer serviço não indicado como incluído no capítulo anterior.